Menu

sábado, 10 de janeiro de 2015

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

LIVRO - O Guia Do Mochileiro das Galáxias


Título: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Título Original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy 
Número de Páginas: 160
Autor: Adams, Douglas
Editora: Arqueiro

      Girando em torno deste sol, a uma distância de cerca de 148 milhões de quilômetros, há um planetinha verde-azulado absolutamente insignificante, cujas formas de vida, descendentes de primatas, são tão extraordinariamente primitivas que ainda acham que os relógios digitais são uma grande coisa. Este planeta tem - ou melhor, tinha - o seguinte problema: a maioria de seus habitantes estava quase sempre infeliz. Foram sugeridas muitas soluções para esse problema, mas a maior parte delas dizia respeito basicamente à movimentação de pequenos pedaços de papel colorido com números impressos, o que é curioso, já que no geral não eram os tais pedaços de papel colorido que se sentiam infelizes.

      Assim começa um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, escrito por Douglas Noel Adams (o verdadeiro DNA, segundo ele). “O Guia do Mochileiro das Galáxias” é o primeiro volume da Trilogia de Cinco, uma série que cativou milhões de pessoas ao redor do mundo e criando uma legião de fãs.

      Este primeiro livro da série conta a história de Arthur Dent, um terráqueo que terá sua casa destruída para a construção de um desvio. Mas em pouco tempo a sua casa, bem como o planeta Terra, não terá mais nenhuma importância. Ford Prefect é um extraterrestre, amigo de Arthur. Na verdade, Prefect chegou ao planeta Terra há 15 anos, vindo de um pequeno planeta perto de Betelgeuse. Desde então, tenta se disfarçar fingindo ser um ator desempregado no planeta Terra. Sem nunca ter desconfiado que seu amigo fosse um extraterreste, Arthur é salvo da destruição da Terra pegando uma carona em uma nave alienígena junto com seu amigo de outro planeta.

      Mestre da sátira, Douglas Adams escreve o que parece ser apenas mais um livro infanto-juvenil. Com uma escrita simples o autor descreve as aventuras de Arthur Dent e Ford Prefect ao mesmo tempo em que satiriza a “alta cultura”, os políticos, a burocracia e algumas instituições. Com tiradas geniais, o autor passa por temas tão diversos como Astronomia, Biologia, Política, Filosofia e Física Quântica, se tornando uma das sagas mais divertidas e geniais já criadas por um simples terráqueo.  


Obs: O Dia da Toalha acontece no dia 25 de maio e foi criado pelos fãs de Douglas Adams para eternizar seu trabalho. Neste dia acontecem várias homenagens e eventos na cultura nerd para celebrar a obra criada por este escritor fenomenal.


Resenha escrita por Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário