Menu

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O Livro Negro do Açúcar - Fernando Carvalho

LIVRO - O Livro Negro do Açúcar


Título: O Livro Negro do Açúcar
Número de Páginas: 283
Autor: Carvalho, Fernando
Editora: Caramelo

      Pesquisas realizadas há dois anos pela equipe de colaboradores do neurologista demonstraram que o consumo de alimentos açucarados desencadeia comportamentos similares aos de indivíduos dependentes de drogas. O consumo de drogas estimula os receptores do núcleo accumbens, região frontal do córtex cerebral, a liberar altos níveis de opióides e dopamina, neurotransmissor responsável, entre outros, pelo comportamento de busca de sensações de prazer, nesse caso a busca por drogas.

      O Livro Negro do Açúcar aborda o aspecto patológico e histórico do açúcar, desmascarando a máfia dos “traficantes de açúcar” através de diversos estudos e pesquisas científicas. O açúcar é um “alimento” invasor do corpo humano, que trouxe junto dele diversas doenças que não existiam antigamente (como diabetes, cáries, etc). O corpo humano não necessita de nenhum miligrama de açúcar industrializado, pelo contrário, como vimos no trecho acima além de não trazer benefícios para o corpo humano, o açúcar ainda destrói nosso organismo. O único açúcar que nosso corpo necessita pode ser absorvido através das frutas, mel e alguns outros alimentos.

      Fernando Carvalho teve a ideia de escrever sobre o açúcar após ser acometido de diabete melito de uma forma inesperada. O autor começou a pesquisar sobre o tema para saber o que tinha acontecido com ele, mas as pesquisas acabaram durando vários anos e se tornando um livro.
      A dose letal do açúcar (DL 50 oral rat) - dose que mata 50% dos animais testados - é de apenas 29,7 gramas, quantidade suficiente para matar um animal de um quilo de peso. Vinte e nove gramas equivalem a apenas duas colheres de sopa de açúcar, uma medida muito usada pelas donas de casa ao preparar mingaus para seus filhos e maridos. [...] para se matar um ser humano de 80 quilos seriam necessários mais de dois quilos de açúcar. Pois bem, no tópico A vida ou a morte do bebê, mostro que é recomendado, em livro escrito por médico famoso, a título de laxante suave, a dose de duas colheres de sopa bem cheias de açúcar para bebês de apenas 15 dias de nascidos.

      Todos nós sabemos como é difícil viver sem o açúcar nos dias atuais, ele está presente nos bolos, bebidas, sorvetes, bolachas, pães, macarrão instantâneo, molhos de mostarda, molhos de ketchup, chocolates, doces em geral, entre diversos outros alimentos. Mas mesmo assim, é recomendado diminuir ao máximo a dose de açúcar ingerida diariamente, trocando doces por frutas após as refeições, tomando sucos de frutas naturais sem açúcar ao invés de refrigerantes e sucos de caixinha (os quais contêm 60% de açúcar, 30% de água e apenas 10% de “polpa”) e levar frutas e lanches naturais para comer no trabalho ou faculdade ao invés de bolachas e sucos de caixinha. São pequenos atos, mas que trazem mudanças significativas para nosso corpo. Se reduzirmos a quantidade de açúcar pela metade, em menos de um mês é possível ver como a concentração, disposição e energia de nosso corpo melhoram de maneira significante.  

      O Livro Negro do Açúcar contém um alerta sobre os malefícios do açúcar, sendo recomendado para todas as pessoas do mundo. É um pouco difícil de encontra-lo para vender em livrarias e sebos, mas é possível encontra-lo em PDF na internet.



 Resenha escrita por Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário