Menu

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O Nobre Deputado - Márlon Reis



LIVRO - O Nobre Deputado




Título: O Nobre Deputado: um relato chocante (e verdadeiro) de como nasce, cresce e perpetua um corrupto na política brasileira.
Número de Páginas: 118
Autor: Reis, Márlon
Editora: Leya Brasil


      Um relato chocante sobre o sistema eleitoral brasileiro. O escritor Márlon Reis – juiz do Maranhão e um dos idealizados da coleta de assinaturas para o projeto popular que resultou na Lei da Ficha Limpa – fazia uma pesquisa sobre a ligação entre um tipo de crime e o financiamento das campanhas eleitorais de 2007. Quatro anos depois, autor embarcou em um voo e por acaso, sentou-se ao lado de um senador. Neste momento, Márlon Reis começou a perguntar para o senador o porquê dos custos astronômicos das eleições brasileiras e para sua surpresa, o senador abriu o jogo. O senador explicou que o que conta em uma eleição é a quantidade de dinheiro arrecadado para a campanha vencedora. Arrecadou mais, pagou mais. Ou seja, nosso voto não vela nada, as eleições estão definidas antes mesmos de começar a votação. Após este relato surpreendente, surgiu a ideia no autor de escrever um livro sobre como funciona a máquina eleitoral brasileira.

      Um livro curto e impactante, expondo todos os podres da política brasileira e contando como um politico corrupto nasce, cresce e se perpetua, como um câncer de nossa nação. Um dos pouquíssimos livros que escancara as verdades que a mídia e os próprios políticos escondem da sociedade. Através de um deputado fictício, o autor descreve o que realmente acontece nas campanhas eleitorais vitoriosas, principalmente para deputado federal e estadual. O personagem principal divide a narrativa do livro em duas partes, a primeira parte é dedicada aos mecanismos de que os partidos dispõem para financiar suas campanhas eleitorais e a segunda mostra como o dinheiro é convertido em votos de maneira quase infalível.

A política é movida a dinheiro e poder. Dinheiro compra poder, e poder é uma ferramenta poderosa para se obter dinheiro. É disso que se trata as eleições: o poder arrecada dinheiro que vai alçar os candidatos ao poder. Saiba que você não diferença alguma quando aperta o botão verde da urna eletrônica para apoiar aquele candidato oposicionista que, quem sabe, possa virar o jogo. No Brasil, não importa o Estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro. O jogo é comprado, vence quem paga mais. Sempre foi assim e sempre será, pois os novatos que ingressam com ilusões de mudanças são cooptados ou cuspidos pelo sistema.

      Uma leitura obrigatória para todos os brasileiros, principalmente para os que ainda acham que votar vai mudar o país ou alterar o resultado das eleições.

Obs.: Para os interessados em realmente mudar o país, recomendo o canal do Lúcio Big no youtube “OPS – Operação Política Supervisionada”, onde qualquer um pode ajuda-lo na fiscalização dos políticos eleitos. Recomendo também a campanha “Fim do Político Profissional” do jurista Luiz Flávio Gomes.



 Resenha escrita por Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário