Menu

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Einstein: Uma Biografia - Jurgen Neffe

LIVRO - Einstein: Uma Biografia



Título: Einstein: Uma Biografia
Título Original: Einstein: Eine Biographie
Número de Páginas: 528
Autor: Neffe, Jurgen
Editora: Novo Século


      Einstein: Uma Biografia é a biografia mais completa e detalhista já feita sobre o grande físico alemão Albert Einstein. Depois de exaustivas pesquisas, consultando arquivos sobre Einstein ao redor do mundo inteiro e as correspondências que ele trocou durante toda a sua vida com amigos, parentes e amantes, Jurgen Neffe consegue mostrar para o público todo o processo criativo e desafios que Einstein teve após passar vários anos elaborando a Teoria da Relatividade Restrita e Geral. Além de passar por sua vida acadêmica, Jurgen também se aprofunda em uma coisa que o cientista alemão sempre tentou ocultar do público, sua vida pessoal. Neste livro conhecemos outro Einstein, um homem que foi casado duas vezes, teve dezenas de amantes e agia com certa infantilidade em algumas coisas (como por exemplo, Einstein não sabia lidar direito com o dinheiro, mesmo após ganhar o Prêmio Nobel a sua mulher era obrigada a lhe pagar uma “mesada” para Einstein não gastar todo o dinheiro). Vemos também um humanista, que sempre lutava pela paz mundial, mas que ao mesmo tempo tratava seus filhos, sua esposa e algumas amantes da pior maneira possível.

      Uma cena marcante que o livro retrata é a de que Einstein nunca participou diretamente da construção da Bomba Atômica, a sua única participação direta foi enviando uma carta de repúdio ao presidente dos Estados Unidos para não lançar a Bomba Atômica sobre os civis. Perseguido pelos nazistas e fascistas, Einstein foi obrigado a passar grande parte de sua vida exilado nos Estados Unidos, gerando um fascínio enorme na população (bem como um ódio profundo por algumas pessoas). O cientista que antes todos ignoravam e julgavam suas ideias insanas teve em pouco tempo sua vida virada do avesso, com enxames de repórteres atrás de “furos jornalísticos” diariamente. Com uma mente inquieto Einstein também amava tocar violino. Outro grande feito narrado no livro é a oportunidade que teve ao conhecer e conversar com as maiores pessoas de seu tempo, como Bohr, Max Planck, Charles Chaplin, Dalai Lama, Sigmund Freud, entre outros.  

      Uma das mentes mais brilhantes que já existiu em toda a história da civilização, Einstein cativou milhões de pessoas no mundo inteiro e até hoje é difícil encontrar uma pessoa que nunca ouviu falar dele ou nunca viu sua famosa foto com a língua de fora. Einstein: Uma Biografia é um livro denso e por vezes cansativo, mas que relata nos mínimos detalhes a vida de Albert Einstein. Um livro recomendado para todos os físicos, astrônomos, matemáticos e admiradores deste grande homem.


 Resenha escrita por Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário