Menu

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Os Simpsons e a Ciência - Paul Halpern

LIVRO - Os Simpsons e a Ciência



Título: Os Simpsons e a Ciência
Título Original: What’s science ever done for us?
Número de Páginas: 356
Autor: Halpern, Paul
Editora: Novas Ideias

      É possível aprender ciência brincando? Sim! E os Simpsons podem provar isso. The Simpsons é um seriado animado americano o que está no ar há mais de 26 anos, tornando-se um dos seriados mais longos da história da televisão. Além de engraçada, a série nos ensina várias coisas sobre ciência. Os roteiristas da série contrataram cientistas para trazerem algumas das cenas de seriado mais perto da realidade. Um desses cientistas é Paul Halpern, professor de física e matemática da Universidade da Filadélfia e escritor do livro Os Simpsons e a Ciência.

      Em Os Simpsons e a Ciência, Paul Halpern fala sobre algumas cenas do seriado que possuem algum embasamento científico. Mutações genéticas, ecologia, viagem espacial, elementos radioativos e alimentos transgênicos são apenas alguns dos temas abordados no livro. Mas quem pensa que o livro trata de temas apenas de maneira superficial por ser um desenho animado está redondamente enganado, o autor utiliza inúmeras pesquisas e referências científicas para tratar de cada assunto, utilizando uma linguagem técnica em alguns tópicos que dificultam a leitura do livro por uma pessoa que possui pouco ou nenhum conhecimento nos temas propostos.

      “O efeito Coriolis, no qual fluidos ou objetos não retardados (um pêndulo em movimento livre, por exemplo) tendem, com o tempo, a desviar a sua posição original em um movimento horário ou anti-horário, deriva do fato de a superfície da Terra ser um sistema de referência não inercial comparada com o espaço “fixo” em redor dela. Um sistema de referência não inercial significa um estado de aceleração: aumentando a velocidade, diminuindo ou girando. A física de Newton nos informa que as leis do movimento parecem diferentes dessa perspectiva do que de um ponto de vista inercial (em repouso ou em uma velocidade constante). A razão para essa diferença reside no famoso princípio de Newton para a inércia: objetos em repouso tendem a continuar em repouso e objetos em movimento tendem a continuar em movimento na mesma velocidade e na mesma direção, a menos que uma força externa os obrigue a mudar de trajetória”


      Enfim, este livro é recomendado para todos os fãs do seriado Simpsons e para todas as pessoas que amam ciência.


 Resenha escrita por Guilherme

2 comentários:

  1. Oi, sou um grande fã da serie ainda não li o livro mas a premissa dele parecer ser muito boa
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante, apesar de ser bem técnico.

      Abraços

      Excluir