Menu

terça-feira, 24 de março de 2015

1889 - Laurentino Gomes

LIVRO - 1889



Título: 1889
Número de Páginas: 416
Autor: Gomes, Laurentino
Editora: Globo Livros

Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil

     Este é o terceiro e último volume do jornalista paranaense Laurentino Gomes sobre a história do Brasil. O livro 1889 abarca o período de 1889 a 1900, passando rapidamente pelo ano de 1984. Começando com o ano em que D. Pedro II e sua família foram obrigados a se exilarem na Europa por conta do golpe militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, este terceiro volume nos mostras todo o descontentamento do povo brasileiro com a Monarquia e o golpe tramado pelo exército com a ajuda da Mocidade Militar da Escola Militar da Praia Vermelha. O autor também nos apresenta de uma maneira clara e concisa os bastidores do golpe e como o professor de matemática Benjamin Constant teve um papel mais fundamental na Proclamação da República do que o velho e doente Deodoro da Fonseca.

     Uma questão muito importante que o autor aborda é a questão escravagista brasileira, a escravidão só durou tanto tempo no Brasil pois era cômoda para os grandes latifundiários, cafeicultores e para a elite brasileira. Após grandes pressões políticas, internacionais (principalmente da Inglaterra) e conflitos interno a princesa Isabel assinou a Lei Áurea no ano de 1888, um ano antes da proclamação, quando assumiu o lugar de D. Pedro II quando o mesmo estava em viagem pela Europa. A abolição da escravatura gerou uma onda de ódio e indignação dos cafeicultores e da elite brasileira, os quais se voltaram contra a Monarquia e a família imperial portuguesa favorecendo ainda mais os republicanos e acelerando a queda da Monarquia. Um outro motivo que acabou sendo o estopim da queda do império foi a Questão Militar, onde os militares se consideravam os únicos patriotas verdadeiros depois da Guerra do Paraguai enquanto o imperador D. Pedro II tentava minar a sua importância, negando aumento no soldo e cogitando a dissolução do Exercito em favor da criação da Guarda Nacional (a qual seria muito mais leal ao imperador e a Monarquia do que o exército).

      O livro lançado pela editora Globo Livros traz o título do livro em um belíssimo relevo (como dos demais livros da série), além de possuir algumas imagens retratando o período abordado. Outro ponto positivo é fato de o livro ser impresso em páginas amarelas, facilitando a leitura e não cansando tanto a vista. No fim do livro podemos encontrar uma vasta bibliografia e diversas citações para que quiser se aprofundar ainda mais na história de nosso país.



     Este é mais um livro espetacular do jornalista Laurentino Gomes, fechando com chave de ouro a trilogia sobre a história do Brasil Imperial. Resultado de dois anos e meio de pesquisas exaustivas - período este em que o autor leu mais de 150 livros sobre o assunto e morou um ano nos Estados Unidos onde consultou a Biblioteca Oliveira Lima em Washington (a qual possui um vasto acervo brasileiro) - 1889 é um livro de conteúdo riquíssimo e cuidadosamente elaborado. Como nos livros 1808 e 1822, o autor nos ensina a história do Brasil de uma maneira leve e cativante, um livro que deveria se tornar leitura obrigatória nas escolas de nosso país ao lado dos livros 1808 e 1822.


 Resenha escrita por Guilherme

4 comentários:

  1. Obrigado pela resenha. Ficou excelente. Um honra para mim merecer a atenção de Livrando Por Aí! Abracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela atenção e pelo carinho!

      Guilherme Manzano

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse e os outros livros do autor, pois amo história e parece ter ótimas referências. Gostei muito da resenha.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura vale a pena! O livro contém relatos verídicos da história de nosso país, com centenas de fontes e referências consultadas pelo autor para escrever a trilogia.

      Excluir