Menu

quarta-feira, 25 de março de 2015

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

LIVRO – JOGOS VORAZES


Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Número de Páginas: 400
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
QUE A SORTE SEMPRE ESTEJA A SEU FAVOR.

Em 2008, Suzanne Collins publicou o primeiro livro da saga Jogos Vorazes e logo conquistou o mundo inteiro. Foram 300 semanas consecutivas na lista de bestsellers do New York Times. Collins apresentou a todos uma história concisa, sagaz, cruel e crítica. A história apresenta, a fictícia nação de Panem que é localizada futuristicamente na América do Norte. Essa nação é formada por uma poderosa cidade, a Capital, que é rodeada por distritos que são divididos em ordem crescente de 1 a 12. 74 anos antes ocorreram os Dias Escuros, quando o 13° distrito se rebelou contra a Capital e foi bombardeado pela mesma, desde então só existem 12 distritos vivendo sob uma ditadura. Para se proteger, a cidade cria os Jogos Vorazes, que são eventos anuais que escolhem dois jovens de cada distrito, sendo cada um deles, garotos e garotas, para lutarem até a morte. Todo o evento é transmitido pela televisão, como em um verdadeiro reality show.

A protagonista é Katniss Everdeen, tem 16 anos e mora no Distrito 12, com sua mãe e a irmãzinha, Prim. Katniss se voluntaria como tributo quando sua irmã acaba sendo escolhida na colheita para ir aos Jogos Vorazes, e dá início a jornada da personagem, em um jogo político e mortal.

O livro é dividido em três partes. "OS TRIBUTOS", "OS JOGOS" e "O VENCEDOR". A primeira parte é trabalhada de forma detalhista sobre os pensamentos de Katniss, sendo narrado em primeira pessoa. A forma crítica como ela enxerga a sociedade e a situação que todos os moradores de Panem vivem é bem debatida. Quando acaba precisando proteger sua irmã e se oferece como voluntária para ir para os Jogos Vorazes no lugar dela, ela irá encarar a Capital de uma forma mais dura; estar de frente com aqueles que mais tentam manipular as pessoas. Katniss é uma protagonista complexa. Muitos leitores tentam fazer comparações da personagem com personagens de outras sagas, mas sua personalidade é cheia de camadas e pra formarmos uma opinião é preciso decifrá-la. 

O livro é composto por personagens incríveis. O leitor poderá perceber uma característica familiar em cada um deles. Trazendo uma distopia diferente de muitas outras, Collins ousa em uma crítica feroz a intensa manipulação da mídia com os seus telespectadores. Ela faz de Jogos Vorazes o seu reality show, fazendo-nos perceber o quanto somos hipócritas e o quanto não compreendemos que brincamos com a vida das pessoas. A autora nos entrega um final brilhante, mostrando ainda que o livro tem uma mensagem, t ideias interessantes para o jovens de hoje.

A saga é composta ainda por Em Chamas, e a A Esperança. O arco principal da saga é uma revolução que os habitantes querem realizar para retirar a os líderes da Capital do poder.

Resenha escrita por Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário