Menu

terça-feira, 10 de março de 2015

Mestre Gil de Ham - J. R. R. Tolkien

LIVRO - Mestre Gil de Ham



Título: Mestre Gil de Ham
Título Original: Farmer Giles of Ham
Número de Páginas: 102
Autor: Tolkien, J. R. R.
Editora: WMF Martins Fontes

      Em uma noite qualquer, Tolkien resolveu contar uma história para seus filhos antes de dormirem. Mas ao invés de pegar um pequeno livro infantil, Tolkien preferiu criar uma nova história para seus filhos.

      A história se passa em um pequeno vilarejo localizado na região central da Ilha da Grã-Bretanha. Nesta vila morava um homem conhecido como Mestre Gil, com sua esposa e seu cachorro Garm. Um dia, um gigante invadiu a sua fazenda à noite causando grande destruição. Assustado, Gil pega a sua arma e atira no gigante, fazendo com que ele desse meia volta (o gigante achou que estava sendo atacado por grandes insetos). Depois deste acontecimento, Gil de Ham é aclamado como herói em seu pequeno vilarejo e até recebe uma homenagem do Rei por seu ato de bravura. Não muito tempo depois, um dragão chamado Chrysophylax começa a aterrorizar o reino e os vilarejos vizinhos. Gil é obrigado pelo povo a tomar providências contra o dragão, dando o inicio às aventuras de Mestre Gil de Ham.

      Mestre Gil de Ham é um livro pequeno e divertido, com uma escrita que relembra bastante o livro O Hobbit. O livro nasceu de um conto que J. R. R. Tolkien criou para seus filhos, sendo posteriormente ampliado para se transformar neste livro. O livro é dividido em duas partes, a primeira fica com a história ampliada e revisada do conto do Mestre Gil e a segunda parte é o conto original que Tolkien criou para seus filhos. O fato de o livro possuir a versão original é muito útil, já que podemos entender um pouco mais como funciona a mente criativa deste grande gênio da literatura. Particularmente, este foi o melhor e mais divertido livro que eu já li do J. R. R. Tolkien.


      Mestre Gil de Ham é um conto fantástico, recomendado para todos os fãs da Terra-Média e para crianças, adolescentes e adultos em geral. Uma leitura rápida e muito agradável. 


 Resenha escrita por Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário