Menu

quarta-feira, 11 de março de 2015

Til - José de Alencar

TIL – JOSÉ DE ALENCAR


Título: Til
Número de Páginas:  239
Autor: José de Alencar
Editora: L&M Pocket (Livro de Bolso)


Segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias aparentes estão presentes neste destacado romance regionalista, de 1872, em que Alencar documenta o cotidiano numa fazenda paulista no século XIX. Til é o apelido de Berta, a heroína capaz de imensos sacrifícios por um ideal.
O VIÇO DA SAÚDE REBENTAVA-LHES NO ENCARNADO DAS FACES, MAIS AVELUDADAS QUE AÇUCENA-ESCARLATE RECÉM-ABERTA ALI COM OS ORVALHOS DA NOITE.
Til é um clássico da literatura brasileira que marcou a época do Romantismo. Uma obra diferente de todas as outras, com uma escrita detalhista e abrangente. Toda a característica que José de Alencar descreve de algum personagem é realmente metafórica, tanto que até pode confundir a cabeça de muitos desatentos.

O livro é dividido em duas partes, a primeira apresenta todos os seus personagens e suas respectivas histórias, centrais ou não. A segunda parte vem para mostrar e solucionar todos os mistérios que estão por trás dos moradores da fazendas das Palmas.

Berta é uma protagonista forte, com personalidade e que se envolve na história de todos que lhe cercam. Descrita como a personificação de anjo-demônio, que é algo marca a personagem do início ao fim.

O clássico deve ser lido não só por aqueles que irão prestar o vestibular, mas sim também por aqueles que gostam de uma história simples que seja extremamente interessante e que dê pra tirar uma conclusão própria, pois apesar de tudo, Til é uma história de puro amor.

Resenha escrita por Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário