Menu

domingo, 21 de junho de 2015

Nova moda hipster: usar máquina de escrever em locais públicos

Bom Domingo a todos!

      Hoje estamos estreando a Coluna Literária aqui no blog, que será postada todo Domingo. Nesta coluna iremos discutir e postar notícias do mundo literário, textos e poemas criados por nós, discutir sobre vídeos literários,  novidades, entre outras coisas, abrindo espaço para discussão e troca de conhecimento. Sintam-se à vontade para comentarem e participarem desta coluna!

      Hoje trazemos para vocês um texto publicado no dia 18 de Junho de 2015 no portal O Globo, sobre uma nova moda que está se espalhando pelo mundo. 
---------------------------------------------------------------------------------

      Tecnologia é para os fracos e antiquados? Parece que a nova moda entre os hipsters aponta para o sim. Pois, nos últimos dias, estão circulando imagens nas redes sociais da internet mostrando que as máquinas de escrever voltaram à cena. Tudo começou com uma postagem de nrubin999, usuário do Reddit (rede de compartilhamento de imagens), que mostra uma mulher com uma máquina de escrever em um aeroporto, aguardando voo:


Em resposta, darthbogart, outro participante do Reddit, publicou uma foto em que aparece com equipamento semelhante em um ônibus de Seattle:

E aí virou moda. Uma das fotos mais compartilhadas foi uma que mostra o escritor C.D. Hermelin, no Washington Square Park, em 2013:

No Twiiter, o flagra de um homem datilografando em popular cafeteria se tornou viral recentemente:

      Quando eu era pequeno, meu avô possuía uma velha máquina de escrever. Para um menino ávido por livros, aquela máquina era um verdadeiro sonho Em uma época em que os computadores eram muito caros e a internet era discada, possuir uma máquina que imprimia suas idéias em um papel instantaneamente era uma coisa fantástica. Foi nesta máquina que escrevi então inúmeros contos e histórias (que infelizmente perdi do decorrer dos anos). Mas nem tudo é um mar de rosas, mover o carro da máquina após escrever cada linha, bater sem querer na tecla errada fazendo com que fosse necessário escreveu toda a página novamente e sujar eventualmente a mão de tinta era uma coisa um pouco frustrante, mas nada que tirasse o meu encanto por aquela maquina maravilhosa. Nos dias atuais, as crianças já crescem com um celular e um computados nas mãos, tendo acesso a milhares de informações de maneira rápida e constante, não dando valor muita das vezes para a poderosa máquina que possuem em suas mãos. As máquinas de escrevem surgiram por volta de 1714 e foram responsáveis pela geração de milhares de escritores, difundindo a literatura para milhões de pessoas ao redor do mundo. 
      O que vocês acha sobre essa moda de voltar a usar máquinas de escrever? Isso é uma forma de incentivar as pessoas a escreverem suas próprias histórias e desenvolver ideias ou apenas um ato de saudosismo? 

Escrito por Guilherme

2 comentários:

  1. Como escritora, eu gostaria sim de ter uma máquina de escrever, mas apenas para decoração. Não sairia com ela na rua XD

    http://www.refugiorustico.com.br/

    ResponderExcluir