Menu

terça-feira, 30 de junho de 2015

Roverandom - J. R. R. Tolkien

  LIVRO - Roverandom


Título: Roverandom
Número de Páginas: 157
Autor: Tolkien, J. R. R.
Editora: WMF Martins Fontes

      Roverandom é um livro escrito por J. R. R. Tolkien. O livro foi inspirado em uma situação real que ocorreu nas férias da família Tolkien. Como dito no prefácio do livro, um dia Tolkien levou seus filhos para a praia e o seu filho Michael acabou perdendo o seu brinquedo de estimação - um cachorrinho de chumbo pintado de preto e branco - que ele levava para todos os lados. O jovem Michael ficou desolado com o ocorrido, Tolkien procurou incansavelmente por dois dias o brinquedo, juntamente com seus três filhos. A busca acaba se revelando infrutífera e Tolkien resolve então contar uma pequena história para explicar o desaparecimento do cãozinho.

      O livro Roverandom conta a historia de um cachorro de estimação chamado Rover. Um dia, Rover estava brincando no jardim com sua bola amarela quando apareceu uma pessoa repentinamente em sua frente. Após trocar algumas palavras rudes com esta pessoa desconhecida, o cãozinho acaba mordendo e arrancando um pedaço da calça do intruso que o está atazanando. Rover acaba levando um grande susto quando descobre que o dono da calça na verdade é um velho mago que estava de férias. Irritado então, o velho mago transforma o pobre cãozinho em um cachorro de brinquedo e o manda para uma lojinha bem distante de sua casa. Assim começa as aventura do pobre cão que faz de tudo para voltar para casa e pedir para o mago reverter o seu poderoso feitiço, depois de se desculpar pela mordida é claro. Em suas aventuras Rover acaba conhecendo outros dois cachorros com o nome igual ao seu, tendo então o seu nome alterado temporariamente para Roverandom para evitar confusões.

      Um livro muito divertido, do mesmo estilo dos livros Mestre Gil de Ham e O Hobbit. Um livro realmente fantástico, indicado para crianças, jovens, adultos, idosos e cachorrinhos atrevidos. J. R. R. Tolkien nos mostra que consegue escrever livros direcionados tanto para o público adulto (O Senhor dos Anéis, O Silmarillion, Os Filhos de Húrin...) quanto para o público infantil.


Resenha escrita por Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário