Menu

sábado, 18 de julho de 2015

Afinal, por que existe o fascínio por Sagas?

Por que será que existe o fascínio por sagas? Hoje em dia vemos o fascínio das pessoas por Game of Thrones, graças a grande contribuição que a série deu para alavancar ainda mais a venda dos livros de G.R.R. Martin e já vimos ainda por mais de uma década a enorme comoção em volta da saga Harry Potter, que durante os sete livros e sete filmes, deixou seus fãs sem fôlego. Mas qual é a fórmula desse sucesso? Quando deram início à essa característica de histórias mais prolongadas?



O certo significado de Saga vem prosas originadas nas épocas medievais, na Islândia,  e sempre misturavam mitologia e religião. Escritas em forma de prosa, as sagas tem um conteúdo épico, que incialmente tinha que ter obrigatoriamente um tom bem realista, porém no decorrer dos anos, a preferência dos autores por escreverem obras legendárias com tons mais fantasiosos acabou sendo mais optado.

As primeiras sagas surgiram no século XII onde havia o predomí- nio e objetivo de contar histórias de bispos e santos. Após a Saga dos Santos e dos Bispos, novas começaram ser escritas, como a Saga dos Reis (antigos reis Noruegos), Saga de Islandeses (a descoberta da Islândia), Sagas Lendárias (com personagens realis- tas mas inseridas dentro de um contexto mítico) e as Sagas Cava- leirescas (os cavaleiros da época mediveal francesa e romana).


As sagas atuais presam por um estilo mais jovial, em que atraia, o jovem com personagens que são possíveis se identificar. Essas sagas contemporâneas tem tido um enorme sucesso, usando vários seres mitológicos de uma forma mais bem vista. Hoje em dia vemos vampiros que brilham, lobos valentões, bruxos que não se assemelham aos contos de fantasia, e ainda mais séries que prezam por um conteúdo mais crítico e político. 




Creio que esse fascínio é a nossa busca por uma fuga, uma fuga da nossa realidade. O fato de conseguirmos estabelecer uma conexão clara com personagens, história e um enredo que nos prende de uma forma mais abrangente e épica. E você? O que fascina em sagas?

Escrito por Bruno

2 comentários:

  1. Olá Bruno!

    Para uma saga me conquistar tem que estabelecer alguma conexão comigo. Seja em ideais, personalidade ou preferências... Se isso não acontece acabo não me interessando. E quem não ama uma boa saga? hahahhaha

    Abraço.
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaah, Kelen!

      Sagas são realmente incríveis! Tenho realmente um "apetite" por sagas. Leio rapidamente várias.

      Excluir