Menu

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

  LIVRO - Orgulho e Preconceito


Nome do Livro: Orgulho e Preconceito
Nome Original: Pride and Prejudice
Autora: Jane Austen
Editora: L&PM Pocket
É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa.
      O mais provável e interessante que um livro deve ter, além da história, é uma personagem principal carismática e que nos instigue a continuar firme nessa leitura. Orgulho e Preconceito nos fornece essa maravilhosa sensação.

      A história se passa na Inglaterra, no final do século XVIII. As possibilidades de ascensão social eram limitadas para um mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa libeal da província. Lizzy é uma espécia de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. 

      Jane Austen implanta a sua visão irônica e magistral sobre um sociedade que tem mulheres estereotipadas, esperando um marido atrás do casamento arranjado. Lizzy é a pessoa perspicaz que enfrenta essa característica, de uma forma muito bem escrita pela autora. O modo como confronta Darcy, para mostrar que ela não é boba e indiferente é intrigante, pois no fundo, nos faz compararmos a realidade em que ela vivia com a nossa realidade atual. Uma sociedade em que as mulheres não poderiam ter os seus direitos vs uma sociedade em que as mulheres são donas de seus princípios, e de suas próprias escolhas. É um livro magnífico, recomendado para todos os leitores.


Resenha escrita por Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário