Menu

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Quem é você, Alasca? - John Green

LIVRO - QUEM É VOCÊ, ALASCA?


Nome do Livro: Quem é você, Alasca?
Nome Original: Looking for Alasca
Número de Páginas: 239
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes

Caro leitor, antes de iniciar a leitura desta resenha, não tenha preconceito de lê-la pelo fato de ser um livro de John Green, ao que muitos consideram um escritor “modinha”.
MAS QUE DIABOS SIGNIFICA 'INSTANTÂNEO'? NADA É INSTANTÂNEO. ARROZ INSTANTÂNEO LEVA CINCO MINUTOS, PUDIM INSTANTÊO UMA HORA. DUVIDO QUE UM MINUTO DE DOR INTENSA PAREÇA INSTANTÂNEO.
       Miles Halter é um adolescente que tem fascínio por célebres últimas palavras. Cansado de sua vida sem graça, vai estudar em um colégio interno em busca do que o poeta François Rabelais disse quando estava à beira da morte e chamou de o “Grande Talvez”. Muitas coisas o aguardam em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática, de personalidade forte e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”.





       Não nego para vocês, eu estava muito empolgado para terminar o livro e escrever essa resenha. Eu tinha lido outros livros do Green, e decidi deixar o seu primeiro livro pra agora. A grande verdade deste livro, é que ele é o limais humano que o autor já escreveu. Dois fatores principais colaboram para isso, são (1) personagens muito reais. Já é muito que o autor é conhecido por criar personagens bem irreais, que possuem diálogos que nenhum jovem falaria. (2) uma história bem escrita.

      Esse é o livro mais desbocado que ele escreveu, acho que por ser o primeiro, ele não perdia a mão. Ele aborda sexo, o consumo de bebida alcóolica e cigarro de forma bem abrangente e excessiva. Claro, tem algumas cenas que para a pessoa mais conservadora pode ser considerada um absurdo, mas faz parte do conhecimento do adolescente e faz parte do conhecimento de Miles, o personagem principal.

      O interessante de ter uma leitura como essa , é ver a busca do adolescente para o seu "Grande Talvez", Miles ou Gordo, como é apelidado no livro, é adolescente clichê que sente-se tedioso na casa onde mora, e que quer descobrir novas coisas, viver situações diferentes. Essa linguagem é trabalhada de uma forma que atraia o adolescente, mas princi- palmente no desfecho teremos uma grande reflexão sobre a vida, sobre o que é viver em mundo em que muitos julgam aqueles que são chamados de “aborrecentes”.Vale ressaltar que todos os personagens tem uma importância clara para que o livro tenha um sentido claro, desde o Gordo, Coronel, Takumi, Águia, Lara até a tão complicada Alasca. Uma garota que gera qualquer tipo de questionamentos, sinto que a personagem é o reflexo de muitas pessoas, pelo fato de quererem ser extrovertidas e em seu interior estarem infelizes com muitas situações do passado ou até do presente. "Quem é você, Alasca?" é um dos melhores livros de John Green, por ter uma essência clichê que no decorrer do seu andamento nos dá mais que questionamento de um adolescente, mas sim reflexões sobre os momentos de transição para a fase adulta. Bem escrito e cheio de metáforas, é uma leitura imperdível.


Resenha escrita por Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário